SAIBA COMO LUCRAR COM O ALUGUEL DE AÇÕES.

capa_posts_SAIBA_COMO_LUCRAR_COM_O_ALUGUEL_DE_AcoES.

Da mesma maneira que é possível alugar roupas, automóveis e apartamentos também são possíveis alugar ações, que nada além é emprestar suas ações por um período de tempo para outros investidores. Para isso só precisará contar coma ajuda de uma corretora de valores.

O que é o aluguel de ações? E como funciona?

O aluguel de ações é uma modalidade no qual investidores que são detentores de títulos emprestam para outros que tenham interesse na sua ação, mediante a algumas garantias. É uma operação legítima, os riscos quase não existem já que a CBLC (COMPANHIA DE LIQUIDAÇÃO BRASILEIRA) regula o procedimento, e aliada as corretoras, asseguram os negócios.

O aluguel de ações é realizado através da transferência de ativos da carteira do investidor (aquele que esta alugando) para emprestar a um outro investidor ( aquele que aluga). O investidor doador receberá dinheiro por esse empréstimo, o aluguel, enquanto que o investidor que alugou (tomador) utilizará essas ações para realizar vendas descobertas.

Quem são os alvos do empréstimo de ações?

Podem ser pessoas físicas ou jurídicas, ate mesmo entidades financeiras podem pegar títulos emprestados.

Rendimentos e tipos de operações:

Vale ressaltar que o locador não deixa de lucrar no período em que seus títulos estiverem alugados, ele tem direito a alguns rendimentos concedidos pela companhia emissora, como dividendos, bonificações entre outros.

O Investidor que aluga pode fazer algumas operações com esses papéis, como:

  • Vendê-las no mercado;
  • Utiliza-las na liquidação de operação a vista;
  • Como garantia para operações no mercado de liquidação futura.

Desvantagens para o investidor locatário:

Para o investidor que loca as ações está sujeito a flutuação dela no período contratado. Quem aluga uma ação espera que o preço dela abaixe para que ele possa a repor, o valor do aluguel é imposto pelo doador, esse preço deve estar em consoante com o padrão do mercado.

Prazo do aluguel de ações:

O prazo, bem como, o valor é definido pelo investidor locador, embora quase não haja aluguel por períodos extensos, não há tabelamento por quanto tempo os ativos podem ser locados.

Liquidez no aluguel de ações:

Caso não haja liquidez para a devolução da ação alugada, é feita a liquidação financeira, na qual o doador recebe a quantia em dinheiro de seus papéis. Há corretoras que não cobram adicionas na doação, ficando o investidor responsável apenas pelo pagamento de impostos.

Impostos e Rentabilidade do aluguel de ações:

Quanto aos impostos, para o locador, emprestar ações possui semelhança com as operações de renda fixa, pois tem preços e prazos já tabelados. O mecanismo de alugar ações está em ascensão, e vem crescendo muito nos últimos tempos, já que sem dúvida é uma excelente oportunidade lucro de investidores em longo prazo.

Quais são as vantagens de alugar ações?

Entre as vantagens de alugar ações estão:

  • Aumenta a liquidez das ações;
  • O doador pode ganhar uma renda extra por intermédio do aluguel. Isso é importante para investidores com perspectivas de prazo mais longo;
  • O doador mantém o direito aos dividendos durante a vigência do contrato de aluguel.
  • Abre novas oportunidades de investimento.

Quais os pontos negativos?

  • Aumenta a volatilidade das ações
  • Gera movimentos bruscos no preço dos papéis.
  • Reforça a queda do preço das ações em momentos de crise econômica, que é quando os investidores tomarão a mesma atitude.  
  • Embora, pode realizar uma operação de venda descoberta, o tomador pode votar participando da assembleia de acionistas, o que torna uma situação contradizente, pois o investidor que quer que as ações caiam, ajuda nas decisões da empresa

 

Este artigo lhe foi útil? Responda nos comentários abaixo. Curta nossa página no facebook e compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *